PEGADA DE CARBONO EMPRESARIAL (CCF)
A pegada de carbono empresarial envolve a identificação e consolidação de todas as emissões de gases com efeito de estufa produzidas por uma empresa ao longo de um ano, resultando numa pegada de carbono abrangente. A pegada de carbono individual é uma ferramenta importante e útil para avaliar o impacto climático específico da empresa. Com a ajuda da pegada de carbono, podem ser definidos e apresentados no relatório de sustentabilidade objetivos e medidas de redução adequados.
Além disso, a pegada de carbono permite uma rápida identificação das áreas da empresa que mais contribuem para as emissões de gases com efeito de estufa e onde existe o maior potencial para medidas de redução. Este aspecto é também de grande importância econômica, uma vez que os maiores causadores de emissões são frequentemente também os maiores causadores de custos na empresa.
A pegada de carbono corporativa determinada regularmente serve como um indicador vital do progresso e sucesso do compromisso de uma empresa com a sustentabilidade.
PEGADA DE CARBONO DO PRODUTO (PCF)
A pegada de carbono do produto (PCF) refere-se à avaliação das emissões de gases com efeito de estufa ao longo de todo o ciclo de vida de um produto específico.
A pegada de carbono do produto adota uma perspectiva holística, que vai desde a aquisição de matérias-primas até à entrega (“cradle-to-gate”) e, possivelmente, até à vida útil e eliminação (“cradle-to-grave”).
A pegada de carbono dos seus produtos também pode ser derivada da pegada de carbono da sua empresa. Isto permite-lhe quantificar as emissões de carbono com base no produto ou na encomenda e identificar individualmente as encomendas ou serviços dos clientes em termos das suas emissões de carbono. Ao fazê-lo, a sua empresa permite que os clientes façam contribuições específicas para a conservação do ambiente.